Hoje encontrei, encravado entre dois registos de óbito, um fragmento de papel que não devia estar...
Private by default — share only the days you choose.
No comments yet. Be the first to comment!
Sign in to leave a comment.
Hoje encontrei, encravado entre dois registos de óbito, um fragmento de papel que não devia estar...
Hoje cheguei mais cedo do que o costume. Havia uma caixa que ficara por examinar desde quinta-feira...
Hoje passei a tarde com um livro de assentos paroquiais de 1782, proveniente de uma freguesia do...
Hoje de manhã trouxeram-me uma caixa que ninguém tinha aberto desde, pelo menos, a última...
Domingo. Vim ao arquivo na mesma. Há uma caixa que ficou por terminar na sexta-feira e não me...
Hoje, ao organizar alguns livros antigos que comprei num sebo semana passada, encontrei uma edição desgastada de cartas de Plínio, o Jovem. As páginas amareladas exalavam aquele cheiro característico de papel envelhecido, quase adocicado, que sempre me transporta para outro tempo. Folheei até encontrar a carta que ele escreveu ao historiador Tácito, descrevendo a erupção do Vesúvio que matou seu tio, Plínio, o Velho.
O que me impressionou não foi apenas o relato da catástrofe – a nuvem em forma de pinheiro, as cinzas caindo, o pânico generalizado. Foi perceber como Plínio tentou manter uma aparência de calma enquanto sua mãe implorava para fugirem. "Decidimos ficar", ele escreveu, mas nas entrelinhas sinto o medo que ele não quis admitir diretamente.
Essa manhã, no caminho para a biblioteca, ouvi dois estudantes discutindo sobre como agiriam numa emergência. Um disse, confiante: "Eu ficaria calmo, com certeza." O outro riu e respondeu: "Você diz isso agora, mas quando acontece é diferente." Fiquei pensando nisso durante toda a tarde.
Existe essa distância enorme entre imaginar uma crise e vivê-la de fato. Plínio tinha toda a formação retórica romana, toda aquela educação estoica sobre manter a compostura, mas quando as cinzas começaram a cair, ele ainda era apenas um jovem com medo de morrer. A história nos ensina muito sobre eventos, datas, consequências – mas às vezes esquecemos que, no centro de tudo, havia pessoas reais, com a mesma fragilidade que nós.
Cometi um erro ao preparar minhas anotações para a próxima aula: confundi as datas da erupção (79 d.C.) com as datas em que Plínio escreveu as cartas sobre ela (cerca de 106 d.C.). É um lembrete útil de que até o registro imediato dos eventos já é mediado pela memória, pelo tempo, pela necessidade de organizar o caos em narrativa.
Continuei lendo as cartas até o anoitecer. A luz do fim da tarde entrava pela janela, dourada e suave, e eu pensava em como a história é, no fundo, uma tentativa de conversar com os mortos – de entender não apenas o que aconteceu, mas como se sentia estar lá.
#historia #humanidades #reflexão #literatura #memória