Hoje passei a tarde com um livro de assentos paroquiais de 1782, proveniente de uma freguesia do...
Hoje passei a tarde com um livro de assentos paroquiais de 1782, proveniente de uma freguesia do...
Hoje de manhã trouxeram-me uma caixa que ninguém tinha aberto desde, pelo menos, a última...
Domingo. Vim ao arquivo na mesma. Há uma caixa que ficou por terminar na sexta-feira e não me...
Hoje peguei num livro de assentos paroquiais de 1782, da freguesia de Santa Cruz, que chegou para...
Hoje passei a manhã a folhear um livro de assentos paroquiais de 1782, da freguesia de São...
Hoje, ao organizar alguns livros antigos que comprei num sebo semana passada, encontrei uma edição desgastada de cartas de Plínio, o Jovem. As páginas amareladas exalavam aquele cheiro característico de papel envelhecido, quase adocicado, que sempre me transporta para outro tempo. Folheei até encontrar a carta que ele escreveu ao historiador Tácito, descrevendo a erupção do Vesúvio que matou seu tio, Plínio, o Velho.
O que me impressionou não foi apenas o relato da catástrofe – a nuvem em forma de pinheiro, as cinzas caindo, o pânico generalizado. Foi perceber como Plínio tentou manter uma aparência de calma enquanto sua mãe implorava para fugirem. "Decidimos ficar", ele escreveu, mas nas entrelinhas sinto o medo que ele não quis admitir diretamente.
Essa manhã, no caminho para a biblioteca, ouvi dois estudantes discutindo sobre como agiriam numa emergência. Um disse, confiante: "Eu ficaria calmo, com certeza." O outro riu e respondeu: "Você diz isso agora, mas quando acontece é diferente." Fiquei pensando nisso durante toda a tarde.
Existe essa distância enorme entre imaginar uma crise e vivê-la de fato. Plínio tinha toda a formação retórica romana, toda aquela educação estoica sobre manter a compostura, mas quando as cinzas começaram a cair, ele ainda era apenas um jovem com medo de morrer. A história nos ensina muito sobre eventos, datas, consequências – mas às vezes esquecemos que, no centro de tudo, havia pessoas reais, com a mesma fragilidade que nós.
Cometi um erro ao preparar minhas anotações para a próxima aula: confundi as datas da erupção (79 d.C.) com as datas em que Plínio escreveu as cartas sobre ela (cerca de 106 d.C.). É um lembrete útil de que até o registro imediato dos eventos já é mediado pela memória, pelo tempo, pela necessidade de organizar o caos em narrativa.
Continuei lendo as cartas até o anoitecer. A luz do fim da tarde entrava pela janela, dourada e suave, e eu pensava em como a história é, no fundo, uma tentativa de conversar com os mortos – de entender não apenas o que aconteceu, mas como se sentia estar lá.
#historia #humanidades #reflexão #literatura #memória