Hoje encontrei, encravado entre dois registos de óbito, um fragmento de papel que não devia estar...
Private by default — share only the days you choose.
No comments yet. Be the first to comment!
Sign in to leave a comment.
Hoje encontrei, encravado entre dois registos de óbito, um fragmento de papel que não devia estar...
Hoje cheguei mais cedo do que o costume. Havia uma caixa que ficara por examinar desde quinta-feira...
Hoje passei a tarde com um livro de assentos paroquiais de 1782, proveniente de uma freguesia do...
Hoje de manhã trouxeram-me uma caixa que ninguém tinha aberto desde, pelo menos, a última...
Domingo. Vim ao arquivo na mesma. Há uma caixa que ficou por terminar na sexta-feira e não me...
Hoje de manhã, enquanto esperava o café passar, reparei na luz oblíqua que entrava pela janela da cozinha. Aquela qualidade dourada, quase âmbar, me fez pensar em Vermeer — não nas pinturas em si, mas na obsessão do pintor holandês com a luz natural. Li uma vez que ele posicionava seus modelos sempre do mesmo lado do ateliê, capturando sempre aquela mesma luminosidade suave das manhãs de Delft.
Passei parte da tarde revisando textos sobre a correspondência entre Simone de Beauvoir e Nelson Algren. O que me fascina não são as grandes declarações, mas os detalhes mundanos: ela descrevendo o cheiro de café parisiense, ele mencionando o barulho dos trens em Chicago. A história íntima sempre se revela nesses fragmentos, não nos tratados filosóficos que ambos escreveram.
Cometi um erro hoje ao preparar minhas anotações para o próximo projeto. Citei erroneamente a data da Revolução dos Cravos como 24 de abril, quando na verdade foi 25 de abril de 1974. Um deslize pequeno, mas revelador — mostrou-me como a memória é seletiva e como mesmo datas cruciais podem borrar-se quando não as ancoramos em narrativas concretas. Corrigi imediatamente e adicionei uma nota sobre a importância de sempre verificar as fontes primárias.
À tarde, enquanto caminhava pelo bairro, observei uma senhora ajustando cravos vermelhos em um vaso na varanda. Pensei novamente em 1974, em Lisboa, nas flores que os soldados portugueses colocaram nos canos das espingardas. Quantas revoluções começam com gestos tão simples quanto arranjar flores?
Terminei o dia com chá de camomila e algumas páginas de Marc Bloch. Ele escreveu: "O passado é, por definição, um dado que nada mais modificará. Mas o conhecimento do passado é algo em progresso, que incessantemente se transforma e aperfeiçoa." É esse movimento constante entre o que foi e o que compreendemos que me mantém voltando às mesmas perguntas, com olhos sempre novos.
#historia #humanidades #reflexão #memória #quotidiano