Hoje encontrei, encravado entre dois registos de óbito, um fragmento de papel que não devia estar...
Private by default — share only the days you choose.
No comments yet. Be the first to comment!
Sign in to leave a comment.
Hoje encontrei, encravado entre dois registos de óbito, um fragmento de papel que não devia estar...
Hoje cheguei mais cedo do que o costume. Havia uma caixa que ficara por examinar desde quinta-feira...
Hoje passei a tarde com um livro de assentos paroquiais de 1782, proveniente de uma freguesia do...
Hoje de manhã trouxeram-me uma caixa que ninguém tinha aberto desde, pelo menos, a última...
Domingo. Vim ao arquivo na mesma. Há uma caixa que ficou por terminar na sexta-feira e não me...
Acordei cedo hoje, e a luz da manhã entrava pela janela de um jeito particular — oblíqua, dourada, desenhando um retângulo perfeito no chão de madeira. Fiquei observando a poeira suspensa nos raios de sol, e me lembrei de uma descrição que li há tempos sobre as bibliotecas medievais, onde escribas trabalhavam nas primeiras horas porque a luz natural era preciosa e cara.
Passei a manhã revisitando um período que sempre me fascina: a chegada da imprensa de Gutenberg à Península Ibérica no século XV. Há algo profundamente comovente em imaginar aquele momento — quando livros que antes levavam meses para serem copiados à mão de repente podiam ser reproduzidos em questão de semanas. Pensei especialmente nas mulheres que trabalhavam como copistas em alguns conventos portugueses, e como essa tecnologia transformou não apenas o acesso ao conhecimento, mas também o trabalho e a identidade dessas pessoas.
Enquanto preparava café, me peguei numa pequena hesitação: deveria escrever minhas notas à mão, como sempre faço, ou digitalizar tudo de uma vez? É curioso como ainda carrego esse ritual analógico, essa necessidade de sentir a caneta no papel. Talvez seja minha própria resistência silenciosa às mudanças tecnológicas, mesmo sabendo que a história nos ensina que resistir é quase sempre inútil. No fim, escrevi à mão. Algumas tradições merecem persistir um pouco mais.
À tarde, li um trecho de uma carta de Pero Vaz de Caminha — não a famosa carta sobre o Brasil, mas uma correspondência menor, mais pessoal. Há uma linha em que ele escreve: "E assim vamos, entre o que sabemos e o que imaginamos saber." Essa frase me acompanhou o dia inteiro.
Pensei em como a História, no fundo, é exatamente isso: um território nebuloso entre evidência e interpretação, entre documento e imaginação. Trabalhamos com fragmentos, e tentamos construir narrativas que façam sentido. Às vezes acertamos. Às vezes, gerações futuras rirão gentilmente de nossas certezas.
Agora, ao final do dia, sinto aquela satisfação quieta de ter passado horas mergulhada em outro tempo. É um privilégio poder viver assim — transitando entre séculos, conversando com vozes distantes, tentando entender não apenas o que aconteceu, mas por que importa.
#historia #humanidades #reflexão #pesquisa #sábado